Prezado Empresário,

Sou presidente do SEAFESP-Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas no Estado de São Paulo- sindicato patronal, e quero lhes dar as boas vindas pelo seu papel de empreendedor.

Tenho 55 anos, formado em engenharia mecânica pela Universidade Mackenzie, administrador de empresas pela FGV (especialização em finanças), formado em ótica pelo Senac (Tiradentes), descendente de japoneses e milito no sindicato desde 1.990. Fui diretor nas gestões de Hideki Hirashima, Hiroaqui Yamada, Afonso Hatiya e Rubens Conforto (Cartona)

Quero lhes contar uma história. Em 1994, estava em Yamagata (Japão) e a pedido de meu pai fui almoçar num lamen-ya (restaurante especializado em macarrão miojo). Experimentei o caldo e achando o tempero fraco, pedi ao garçon sal ou shoyu (molho de soja). O garçom ficou assustado e chamou o dono que quis saber o que tinha de errado com seu molho. Expliquei-lhe que nada de errado havia no seu molho. Apenas era brasileiro acostumado com tempero mais forte, e gostaria de mais sal ou shoyu. Ele, muito irritado e ofendido me disse “ O senhor sabe que meus clientes vem de todas as partes do Japão para comer o meu macarrão ? Que meu macarrão tem uma receita especial de 3 gerações e quase 100 anos ? Que o molho do meu macarrão é feito com água sem cloro tirado de uma fonte a 100 kilômetros daqui ? Se o senhor quiser um tempero mais forte vá ao meu concorrente. Lá eles fazem o gosto do freguês. Mas no meu macarrão o senhor não vai colocar tempero algum!!!”

Pedi desculpas ao dono e, retornando ao Brasil, junto com meu pai, colocamos em prática o aprendizado. Escolhemos o melhor papel, o melhor químico e estabelecemos o nosso padrão de qualidade fotográfico, com nosso mini-lab. Quando o cliente reclamava das cores ou do preço, respondíamos “Usamos o melhor químico, o melhor papel e temos orgulho do nosso padrão de qualidade. Se a senhora não está satisfeita, procure nossos concorrentes que fazem a vontade do freguês. Mas nós não abrimos mão do nosso padrão de qualidade.”

Nossa empresa vai completar 50 anos em 2012. O SEAFESP vai completar 70 anos em 2011. Nossa experiência nos mostra que o mais difícil não é abrir uma empresa , mas, continuar no mercado. 

Representamos as empresas de formaturas, de casamentos, de varejo e atacado, os laboratórios, os estúdios e as escolas de fotografia.

Através das Convenções Coletivas de Trabalho, estabelecemos as bases de tratativas com os Sindicatos de Empregados. Sua empresa possui um Regulamento Interno? 

Para encerrar, parabéns, você abriu sua empresa, nós queremos ajudá-lo a mantê-la aberta, passando-a de geração a geração.

Faça um contato (11) 3259-3422, visite nosso site www.seafesp.com.br, traga sugestões, venha tomar um cafezinho... 

Lincoln Uematsu

SEAFESP

 

 

Go to top